Caldal

Procurar

Parcerias

HotelSPedro

Login






Perdeu a palavra-passe?
Sem conta? Criar Conta!

LusoRafting no Mundo

Pelo Mundo

News LusoRafting

Painball - Batalha das Ardenas

Cinco meses após o Dia D, a maioria dos soldados americanos acredita que o exército alemão foi derrotado. Infelizmente os seus inimigos não concordam. Para ganhar tempo para terminarem os revolucionários aviões a jacto, que lhes concederão domínio dos ares, os alemães lançam uma última e brutal ...

Painball - Batalha de Okinawa

A Batalha de Okinawa teve lugar na ilha de Okinawa, no arquipélago de Ryukyu, tendo sido o maior ataque anfíbio durante a campanha do Pacífico da Segunda Guerra Mundial. Foi a maior batalha marítimo-terrestre-aérea da história, ocorrendo de Abril a Junho de 1945. Nenhum dos lados imaginou que f...

Rafting +Alojamento +Jantar

O rafting é uma das actividades mais procuradas por grupos de pessoas que querem partilhar desafios e momentos de grande emoção nas águas bravas. Os participantes reúnem-se em embarcações designadas por rafts, com a capacidade para 8 remadores, são conduzidos pela voz experiente do seu guia e...

Rafting Low Cost Espiunca - Travanca

O rafting é uma das actividades mais procuradas por grupos de pessoas que querem partilhar desafios e momentos de grande emoção nas águas bravas. Os participantes reúnem-se em embarcações designadas por rafts (4 a 8 pessoas) ou canoarafts (2 pessoas), e são conduzidos pela voz experiente do seu...

Início arrow Actividades arrow Rafting arrow Equipamentos
Equipamentos versão para impressão enviar por e-mail

Image

Diferentes rios e níveis de água requerem uma variedade de barcos. O típico Raft insuflável varia entre os 4 e os 6 metros e meio, e  transporta entre os 4 e os 10 passageiros. Feito de um material resistente chamado hypalon (tecido de fibra de poliéster, revestido com borracha de neoprene, altamente resistente à  abrasão.

Algumas marcas utilizam também revestimentos de PVC ou uretano. O Raft é escolhido de acordo com o nível do rio, um raft muito pequeno pode não ter muita estabilidade em alguns  locais, por exemplo. Existe o denominado Kayak-Raft, também  insuflável, que mede 1m de largura e 3 de comprimento. Flexível  e bastante manobrável, é estável e fácil de controlar.

O Kayak, é característico pelo seu peso muito leve, pela elevada capacidade de manobras e é feito de PVC (plástico). Mais pequeno, mais eficiente nos movimentos e de resposta quase imediata às nossas "ordens" do que as canoas, o Kayak permite ao remador a liberdade de "surfar" nas ondas, brincar nos rápidos e rodar sem se afundar.

O Safety kayak é utilizado em rios de nível acima de III, em que um kayak fica em local  estratégico para dar apoio em caso de resgates e acidentes.

Equipamento Individual
Todas as pessoas dentro do raft usam coletes salva-vidas, capacetes e remos, sendo sempre acompanhadas por um guia experiente.

Pagaia
Pode ser de plástico, com cabo de alumínio, ou de fibra de carbono. O verdadeiro nome é "remo pá India" mas, para facilitar e porque como os primeiros guias de Rafting, eram canoistas, normalizando-se o nome de pagaia.

Capacete
Utilizados para garantir maior segurança aos praticantes. Em rios de nível mais elevado, protegem contra o impacto em rochas, árvores e afins.

Colete Salva-Vidas

Utilizados para garantir maior segurança aos praticantes. Em rios de nível mais elevado, protegem contra o impacto em rochas, árvores e afins este equipamento é indispensável para esta modalidade, não sendo permitido a entrada nos rafts nenhum remador sem capacete nem colete.

Fato de Neoprene

Protegem contra o frio e escoriações, em caso de queda do raft. Mantêm a água que entra no seu interior, à temperatura do corpo. Isto é bastante importante em caso de longa exposição à água fria, pois aumenta consideravelmente o tempo de resistência que o corpo tem para não entrar em hipotermia.

Cabo de Resgate
Trata-se de uma corda, de aproximadamente 20 metros, utilizada para resgates no caso de alguém cair do raft. Esta corda é feita de material flutuante, para que o "náufrago" a veja com facilidade. Uma das suas pontas é o guia que a mantém, enquanto a outra está amarrada num saco de cores berrantes, para facilitar a sua visão e o seu lançamento. Para além do cabo, pelo menos um dos raft's que efectua a descida, deve levar um kit de primeiros socorros completo.

Por muito bom nadador que seja, nada lhe serve em locais de corrente muito forte, a onde a espuma e a excessiva oscilação das águas provocada pela turbulência, tira densidade natural da agua afundando o nadador se este não tiver um auxiliar de flutuação o colete.

O colete é também um óptimo acessório de resgate, pois a zona dos ombros é especialmente reforçada para se poder resgatar o remador pelas alças do colete para o interior do Raft. Para além disso os coletes utilizados são de fecho à frente, pois em caso de acidente basta abrir o fecho em vez de "despir" pela cabeça como maioria dos coletes. Se tal acontecesse poderiam perder-se segundos preciosos e causar lesões mais graves. Estes coletes estão também preparados com duas fitas inferiores de fecho tipo arnês de forma a reforçar a solidez do colete ao remador, para que este em caso de ter que ser resgata-o não se desenfie do colete afundando-se nas aguas sem o mesmo.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >